Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha de reconhecimento de filhos começa na segunda

    há 13 anos

    Ter um pai presente é fundamental na educação e formação dos filhos, e, com a chegada do Dia dos Pais, nada como ter um pai ao lado para compartilhar bons momentos e fortalecer o vínculo familiar. Pensando nisso, a Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco nesta segunda-feira (8) a Campanha Seja o Herói do seu Filho, facilitando o reconhecimento da paternidade.

    Com a iniciativa, os pais que quiserem reconhecer seus filhos poderão fazê-lo gratuitamente. Para isso, basta o pai comparecer ao Fórum Rodolfo Aureliano - Joana Bezerra-, ao Fórum de Olinda ou à Defensoria Pública de Olinda ou ainda à Faculdade Metropolitana, das 9h ás 17h, portando seu RG e a certidão de nascimento do filho.

    No interior, o Fórum de Caruaru também participará da campanha. Além do pai, a mãe também deve comparecer portando sua identidade. Filhos maiores de idade também podem ser reconhecidos. Neste caso, precisam estar presentes o pai e o filho. Mesmo quem se encontrar preso também poderá reconhecer seus filhos através da Defensoria Pública. Em grande parte dos casos, o documento com o nome do pai será entregue no mesmo dia. Apenas aqueles em que os cartórios estão mais distantes poderão demorar até 5 dias.“Neste Dia dos Pais (14) serão eles que vão dar aos seus filhos o maior dos presentes: o nome”, diz o corregedor geral de justiça de Pernambuco, o desembargador Bartolomeu Bueno.

    A campanha, desenvolvida no Gabinete do corregedor auxiliar juiz Janduhy Finizola, espera cerca de 3.000 reconhecimentos entre os dias 8, 9 e 10 de agosto em todo o Recife e Região Metropolitana e tem como parceiros órgãos como o Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, Governo do Estado e Associação Pernambucana de Mães Solteiras; Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado, do Fundo de Registro Civil; a Faculdade Metropolitana; a Unicef; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese).

    As Associações de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg) e dos Registradores de Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen) também participam da campanha disponibilizando pessoal para averbar as certidões de reconhecimento.

    A campanha Seja o Herói do seu Filho busca melhorar um triste fato constatado pelo Censo Escolar de 2009 em que aparecem em Pernambuco mais de 311.254 crianças da rede pública de ensino cujos documentos não tem o nome do pai. O mesmo estudo indica que no país inteiro em torno de 4.869.363 estão na mesma condição. Muitas destas crianças são alvos de preconceito por não terem o nome do pai nos documentos. Além disso, elas podem ter problemas como baixa estima e sentimento de abandono relacionados à ausência do pai.

    .........................................................

    Zenaide Barbosa | Ascom TJPE

    • Publicações2935
    • Seguidores313
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-de-reconhecimento-de-filhos-comeca-na-segunda/2796644

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)